Saiba como manter suas dívidas dentro do seu orçamento? Para manter as promessas é preciso ter disciplina.
A conquista de novos objetivos geralmente está diretamente relacionada aos investimentos financeiros. Então, para manter as dívidas dentro do orçamento é preciso também se organizar.
O que é necessário para manter as Dívidas dentro do orçamento?
1 – Defina um limite para os gastos
Sem dúvida alguma, o primeiro ponto é estabelecer um limite para os gastos. Inclusive vale a pena categorizá-los, para facilitar o cálculo e ainda atribuir um peso para cada grupo de contas.
O mais importante, de qualquer forma, é ter um limite claro.
Em alguns casos, é possível contar ainda com regras que ajudam a cumprir com esse objetivo. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como os servidores públicos podem comprometer até 35% da renda com empréstimos consignados. E isso é definido por lei para que não haja endividamento.
Por mais que a norma pareça restringir opções, pelo contrário, pode contribuir para o uso do crédito, de forma mais consciente.
2 – Controle suas finanças
As dívidas fogem ao controle facilmente quando ultrapassam o limite que deveria ser respeitado.
Outros descuidos comuns são não saber quais são as dívidas, seu valor, seu vencimento ou se basear apenas no limite de crédito que foi liberado e não na sua capacidade de pagamento.
Não é porque seu cartão de crédito liberou R$20 mil que você precisa gastar desnecessariamente.
3 – Aprenda a economizar
Como se disciplinam para conhecer mais sobre seus hábitos e gastos, aprendem a olhar para o dinheiro de uma forma diferente.
Muitas vezes, não é deixar de gastar, mas sim gastar melhor. Você pode, por exemplo, pagar suas faturas antes do vencimento.
É claro que isso só será realmente possível, dependendo do seu momento de vida e da disponibilidade financeira. Mas uma coisa é certa: elencar o que é essencial e prioritário e ainda o que é supérfluo, assim como tomar decisões mais estratégicas poderá trazer uma visão financeira de longo prazo.
Seu dinheiro hoje também seja responsável pelo que você pode ter e conquistar daqui há alguns anos.
Você sabia que a maioria dos brasileiros costuma adiar planos por falta de dinheiro ou por ter o nome sujo?
E a dica aqui não seria outra a não ser ter um planejamento simples: o que quer, quando quer, quanto custa.
E a partir daí, mais uma vez se organizar para conquistar e juntar dinheiro, liberar ao limite do cartão de crédito, se programar para pagar as parcelas ou prestações.
E ao fazer uma nova conta não se esqueça de seguir os passos anteriores para manter as dívidas dentro do orçamento. Assim, você poderá ter maior liberdade para decidir o que fazer com o seu dinheiro.