Saiba 7 dicas para aumentar a restituição do Imposto de Renda.
Os gastos que o governo fornece, portanto, quando pagas por conta própria pelo contribuinte, poderão ser restituídos.
Vamos investigar sete maneiras de expandir a restituição do Imposto de Renda.
1 – Despesas com dependentes
Se você possui despesas com os seus dependentes (pais, filhos e avós, por exemplo), é possível conseguir dedução até o limite de R $2.275,08, por dependente.
2 – Despesas com saúde
Os gastos com saúde não possuem limites para dedução, contudo, algumas despesas, se consideradas meramente estéticas, não são dedutíveis (nutricionista sem recomendação médica, por exemplo), além de que elas precisam ser comprovadas.
3 –As Despesas com educação
Os gastos realizados com educação infantil, fundamental, médio e superior, por exemplo, até o limite de R $3.641,50 poderão ser deduzidos.
4 – Despesas com Previdência Privada
Ao adquirir um plano de previdência privada pode conseguir até 12% de dedução da renda tributável anual.
5 – Despesas com doação
É possível conseguir dedução quando comprovada doação de valores para instituições e fundos do governo. É uma maneira de fazer o bem e ser beneficiado por isso.
6 – Despesas com pensão alimentícia
Se o colaborador possui algum alimentando, é possível conseguir dedução dessas despesas, limitadas ao valor pelo qual é obrigado a pagar judicialmente, acordo homologado judicialmente ou por escritura pública.
7 – Evitar a declaração conjunta
Em caso de casais em que ambos possuem rendimentos, é melhor, geralmente, cada um declarar separadamente para não cair na faixa maior de tributação.
Estas são algumas dicas que podem aumentar a restituição do contribuinte, desde que lembrem de uma dica que vale para todas as ocasiões: manter a organização dos documentos é fundamental, ao longo do ano, para que possam comprovar e conseguir, inclusive, antecipar a restituição do Imposto de Renda, evitando a malha fina.