Saiba se você está investindo errado ou não na sua previdência?
Decidir investir na previdência , é tentar garantir que conseguirá ter uma velhice mais tranquila e sem perder seu padrão de vida, mesmo após ter parado de trabalhar.
A educação financeira não é uma prioridade em nosso contexto sociocultural, muitas pessoas não sabem ao certo como funciona a previdência privada.
Com isso, elas acabam tomando péssimas decisões em relação á seus investimentos.
Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado.
Saiba se você está investindo errado ou não na sua previdência?
Mas algumas medidas financeiras podem trazer juntamente com os prováveis benefícios, algumas armadilhas.
No caso de fundos de investimento: os bancos costumam distribuir apenas seus próprios fundos, enquanto muitas corretoras têm uma plataforma aberta e distribuem fundos de dezenas de gestoras.
Isso dá ao investidor a possibilidade de escolher os fundos com o melhor histórico de risco-retorno do mercado ou aqueles que cobram taxa mais baixa.
- Se receber ofertas de fundos de um gestor desconhecido que faça promessas de lucros elevados, só invista se o fundo tiver cadastro na CVM (Comissão de Valores Mobiliares).
- Faça o teste de perfil do investidor para saber se o fundo em que você planeja investir é adequado a sua tolerância ao risco e a seus objetivos financeiros com a aplicação.
Para investidores que toleram risco:
- Fundos de ações
- Fundos cambiais (com objetivo de especulação)
- Fundos multimercados
- Fundos de crédito privado
- Fundos de private equity
Para investidores mais conservadores:
- Fundos de curto prazo
- Fundos DI
- Fundos de renda fixa sem crédito privado
- Fundos cambiais (com objetivo de proteção)
- Fundos de previdência (com objetivo de aposentadoria)