Conheça alguns raciocínios que prejudicam na liberdade financeira, veja mais
É preocupante, economizar não faz parte da cultura do brasileiro.
Ignorando a necessidade de nos preparar para uma emergência e até mesmo para a terceira idade.
Vamos iniciar com…
“Eu ganho muito pouco, quando eu receber um aumento eu vou começar a guardar e investir no meu futuro”
Conquistar a liberdade financeira possui uma baixa relação com a sua capacidade de gerar renda, pouco importa o quanto você ganha por mês.
O que é preciso aprender é poupar e investir com regularidade. A riqueza está associada, na verdade, a quantidade de vezes que você diz não à tentação de gastar um pouco a mais, está relacionada ao quanto você consegue poupar.
E se por algum motivo passar a ganhar menos, menos irá poupar. O quanto você irá poupar sempre será proporcional ao quanto você ganha.
“Acho que Investir é arriscado demais”
Não existe investimento arriscado, existem pessoas investindo em coisas que não conhece.
Existe quem investe em algo que não conhece apenas porque algum amigo ganhou dinheiro dessa maneira.
Arriscado é perder o poder de compra devido a inflação. Comece pelo básico, procure investimentos conservadores e tenha o hábito de poupar.
“É muito demorado investir para o longo prazo”
Acontece que quanto mais você se envolver com seus objetivos financeiros, quanto mais tempo você continuar realizando as aplicações, em um determinado momento, seus investimentos chegarão a um nível que passam a subir de elevador.
Graças aos juros compostos, uma fórmula matemática que possui o tempo como expoente e quanto mais tempo você continuar realizando investimentos, mais grana você terá para viver uma vida digna no futuro.
Fórmula dos juros composto -> VF = VP x (1+i) n
VF = dinheiro que terei no futuro
VP = dinheiro que tenho aplicado hoje
i = taxa que remunera a aplicação
n = tempo que o dinheiro estará investido
Raciocínios que prejudicam na liberdade financeira
Para a vida começar de verdade, ter responsabilidades e ser responsável por si mesmo leva-se pelo menos, dezoito anos. E na hora de pensar em investir para o longo prazo, vem o pensamento que isso leva muito tempo.
Começando a investir ainda jovem por quinze ou vinte anos, ainda poderá ter dinheiro para se aposentar antes mesmo de ter direito a isso pela idade.
O primeiro passo para a mudança é identificar hoje, o que realmente vem te atrapalhando na construção do seu patrimônio, isso se chama conscientização.
O segundo passo é intervir nas atitudes que te atrasam e atrapalham. O dinheiro na verdade é emocional, ser rico está diretamente relacionado ao quanto você poupa por mês.