Trabalhando mesmo após a aposentadoria:Quem recebe benefício do INSS pode trabalhar de carteira assinada, sim, desde que não seja um benefício por invalidez.
Isso porque, para a Previdência, se a pessoa recebe esse benefício, então ela está impossibilitada de trabalhar, ou seja, não pode se aposentar e continuar trabalhando. Todo mundo sonha com uma aposentadoria tranquila para curtir o tempo livre com qualidade de vida e principalmente o bolso em dia.
Mas nem todas as pessoas sonham em parar de trabalhar quando essa fase chegar, … e se você é uma dessas pessoas, essas dicas são pra você.
Trabalhando mesmo após a aposentadoria:
Um ritmo de trabalho mais tranquilo e agradável pode fazer parte da sua aposentadoria. Veja essas dicas:
1. Prestar consultoria
Usar a sua experiência profissional para dar suporte a quem tem menos tempo de mercado?
Como consultor, você tem a possibilidade de montar uma carteira de clientes de acordo com a sua disponibilidade de horários. Além de auxiliar outras pessoas, você vê o reconhecimento pelo que construiu ao longo de sua vida profissional.
2. Abrir uma franquia
Se sempre teve a vontade de ser seu próprio chefe, mas não quer correr os riscos de abrir um empreendimento por conta própria, a franquia é alternativa .O modelo de negócios pode ser menos arriscado por já ter uma marca estruturada e um nome no mercado.
No entanto, é importante se informar bastante sobre a franquia que deseja adquirir, bem como estudar as possibilidades de retorno financeiro no local em que pretende abri-la.
3. Colaborar onde trabalha
Se construiu uma carreira longa dentro de uma só empresa, vale estudar a possibilidade de permanecer por lá, mesmo depois de aposentado. Você pode assumir uma função diferente da que ocupava, com uma jornada de trabalho mais flexível e atuando como consultor ou conselheiro.