Skip to content Skip to footer

Como fazer uma faxina financeira logo no início do ano, saiba mais

Como fazer uma faxina financeira logo no início do ano, saiba mais

Atingir metas financeiras está longe de ser impossível, mas requer planejamento.

Entenda a definição de faxina financeira e aprenda a fazê-la em poucos passos.

Você sabe o que é faxina financeira?

 A faxina financeira serve para tirar os excessos de gastos que afetam a saúde econômica e, assim,organizar as finanças.

O ato de faxinar no âmbito financeiro permite que haja sobra de dinheiro para atingir objetivos, realizar sonhos e trabalhar para a independência ou estabilidade econômica no futuro. 

Saiba como fazer uma faxina financeira?

1- Anote todos os ganhos e gastos

Só é possível limpar aquilo que se sabe que está sujo. 

Portanto, é necessário anotar todos os ganhos e gastos dos últimos meses. Isso permitirá ter uma visão extrema de quanto está entrando e saindo por mês.

Uma planilha, no computador, ou até mesmo em papel. Atenção: no caso de faturas de cartão de crédito, anote todos os itens da fatura, o que ajudará a perceber o que está por trás da cobrança final.

2- Classifique suas dívidas

 É fundamental dividir os gastos por categoria (alimentação, saúde, educação, moradia e transporte, por exemplo) para conseguir obter, além de uma perspectiva extrema, os detalhes a respeito dos gastos.

A classificação é uma ótima aliada para entender como a inflação pessoal impacta, isto é, como o aumento de preços afeta o seu bolso, especificamente. 

Aproveite o momento de classificação das contas para diferenciar os gastos essenciais dos secundários. A prestação do aluguel, por exemplo, é uma dívida prioritária, uma vez que o valor é fixo e com graves consequências caso deixe de ser quitado. Já gastos com lazer, como idas a restaurantes, podem ser considerados secundários.

3- Livre-se das contas

 Há diferentes tipos de dívidas e cada uma delas requer uma solução diferente. 

Entenda em qual deles as dívidas estão concentradas.

Extrapolou nas idas ao restaurante, pedidos por aplicativos ou nas compras no cartão? Que tal colocar um limite por mês para essas categorias, de modo que o orçamento mensal não seja comprometido?

Agora, se o problema maior está nas despesas básicas, uma saída é buscar moradia com preços mais em conta, considerar a troca de carro por um mais barato e migrar para um plano ou operadora de internet com valores mais acessíveis, por exemplo.

Como existem dívidas que não podem ser simplesmente “cortadas”, tais como o financiamento imobiliário, vale dar preferência para o pagamento daquelas que possuem os juros mais altos e tentar renegociar.

Como fazer uma faxina financeira logo no início do ano, saiba mais
Como fazer uma faxina financeira logo no início do ano, saiba mais

4- Determine objetivos

Coloque no papel o objetivo que pode ser adquirir um imóvel, um automóvel, investir em uma formação, em ações, criar uma reserva de emergência ou até mesmo um fundo para a aposentadoria.

Em seguida, veja qual será o valor dessa meta e quanto é possível poupar de dinheiro ao mês para alcançá-la.

É perfeitamente possível ter mais de um objetivo ao mesmo tempo. Nesse caso, distribuir o valor a ser poupado entre as metas pode ajudar a tocá-los. 

5- Regule  seus comportamentos

Mantenha o hábito de anotar ganhos e gastos mensais, a fim de saber para onde seu dinheiro está indo e identificar despesas extras assim que elas surgem.

É comum que o desejo de obter um produto, bem ou serviço surja no meio do caminho. Mas antes de efetivar a compra, é válido se questionar se há uma real necessidade, se o gasto comprometeria o orçamento e se está relacionado aos objetivos financeiros.

Respondê-las pode evitar compras por impulso e contribuir para um consumo mais, e uma vida financeira saudável.

Estas foram as 5 dicas para você fazer a faxina financeira e deixar as finanças em ordem. Gostou das sugestões? Aproveite e compartilhe este conteúdo.

Leave a comment

0.0/5