Como funciona uma conta digital suas vantagens e desvantagens.
Só a oportunidade de fugir das assustadoras filas bancárias já é uma das vantagens de se adquirir uma conta digital.
O processos dos papéis vem dando um espaço cada vez maior ao mundo digital, onde até mesmo para abrir uma Conta Corrente o cliente só precisa estar conectado a internet.
Como os serviços digitais são mais baratos para os bancos, os custos repassados para o cliente são bem menores e em algumas instituições muitos são até mesmo inexistentes.
Geralmente, as contas digitais não cobram tarifas de pacotes mensais como nas tradicionais e a regulamentação do Banco Central assegura ao cliente a isenção de pagamentos para transações online.
A conta digital é indicada para clientes que necessitam integralmente dos meios eletrônicos para realizar transações.
Pessoas físicas e jurídicas, inclusive para o MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, que não têm tempo a perder e precisam de soluções rápidas para efetuar pagamentos, cobranças e outras operações.
Selecionando a sua conta digital de preferência, cada uma tem sua forma de cadastro, mas a regra geral é que se apresente documentos de RG e CPF ou CNPJ. É preciso ser maior de 18 anos para fazer sua própria conta, que também passa por análise de crédito pela instituição.
Como funciona uma conta digital
A isenção de taxa de serviços mensais já é um ponto positivo para economizar com as contas digitais. E por estar tudo sob controle eletrônico, é muito mais fácil estar sempre atento as movimentações, como prazos, datas de pagamento e taxas. Um grande facilitador para controlar os gastos e investimentos integralmente.
Das desvantagens de uma conta digital estão a restrição de transações para serem realizadas somente por canais eletrônicos. Elas só podem ser realizadas via smartphone, tablets e computadores e internet banking, mas caso haja necessidade de algum procedimento presencial, poderá ser cobrada uma tarifa por produto ou serviço realizado. Em geral, essas cobranças são bem mais salgadas que as tradicionais.
Também não há emissão de talão de cheques para contas digitais, que tem a concepção de ser totalmente eletrônica.
Os bancos estão oferecendo diversas formas de facilitar o pagamento de contas, inclusive com pulseiras eletrônicas e cartões virtuais. Essa ação também é uma tendência do mercado, que raramente aceita receber pagamentos por cheques, com receio das fraudes, falsificações e roubos que foram crescentes com essa forma de pagamento.
Para realizar saques, o cliente tem à disposição os bancos 24 horas e podem realizar transferências bancárias tanto para a mesma instituição quanto para outras, de forma online.
Os pagamentos de contas, consultas de saldos, extratos e lançamentos futuros também podem ser realizados online.