Crédito rotativo também está se popularizando entre os consumidores.
Portanto,o crédito rotativo é uma linha de crédito que é aberta para uma pessoa física ou uma empresa com limite pré-definido, podendo ser usada automaticamente pelo tomador conforme suas necessidades.
Considera-se o crédito rotativo como um empréstimo emergencial, bem semelhante ao cheque especial .
Saiba algumas características do crédito rotativo:
Você sabe o que é crédito rotativo?
– O cliente é submetido a uma análise de crédito para confirmar se ele realmente pode assumir o compromisso e pagar os limites que vier a usar;
– O cliente poderá usar ou retirar fundos até atingir um limite pré-aprovado;
– O valor do crédito aumenta ou diminui à medida que o tomador usa ou paga o dinheiro;
– O crédito pode ser usado repetidamente;
– O pagamento será feito baseado somente no valor que o cliente usou (esse valor é que será acrescido de juros e possíveis impostos);
– O cliente pode pagar parcelado (respeitando o valor de pagamento mínimo) ou de forma integral a qualquer momento.
Saiba como funciona o crédito rotativo?
O crédito disponível pode aumentar ou ficar menor. Diminui à medida que o cliente usa o crédito. Aumenta conforme o cliente faz o pagamento do valor principal já usado.
Acessar o crédito rotativo?
Para ter direito ao crédito rotativo, o cliente deve apresentar uma solicitação ao banco do qual é correntista. A instituição analisará seu crédito e disponibilizará um determinado limite para o cartão.
Perigos do cartão de crédito rotativo?
É necessário tomar cuidado principalmente quanto aos limites do cartão, para não ultrapassá-los.
O uso irresponsável do cartão poderá resultar no aumento das dívidas ao longo do tempo, já que o tomador acumulará gastos e mais gastos em seu cartão de crédito rotativo.
Dessa forma, tem início o conhecido efeito “bola de neve”, muito difícil de ser controlado. A bola de neve vai arrasando tudo à sua passagem, ou seja, transforma a vida financeira do tomador em um caos, podendo mesmo destruí-la completamente.