Então, é muito comum um funcionário perceber que poderia ou deveria estar ganhando mais do que o salário atual, mas não sabe exatamente como negociar um aumento de salário.
5 Dicas abaixo para negociar seu aumento de salário:
1-Pesquise dados salariais para o seu cargo.
2-Considere o momento atual de sua empresa.
3-Reflita sobre o que você conquistou nesta função.
4-Decida o seu valor alvo e o alcance para o aumento.
5-Prepare sua apresentação e pratique este momento de negociação.
Uma das maiores dificuldades em pedir o tal aumento é a falta de abertura do chefe e também a falta de intimidade para uma conversa mais franca e sem ressentimentos de ambas as partes.
Saiba se você merece o aumento?
É essencial que a empresa perceba que você está ganhando menos do que merece ou até menos do que o mercado de trabalho está pagando.
Foque em resultados reais
Prepare-se com argumentos sólidos e não apenas a sua opinião de que merece receber mais por “competência”.
Se você sabe que poderia estar ganhando mais na sua empresa ou em outra, é hora de ensaiar um bom discurso. Deve haver muita sensibilidade e objetividade. Ao negociar o aumento de salário, de certo modo, você já está confrontando a empresa e seu chefe, portanto, não tenha um tom desafiador ou agressivo.
Evite palavras e expressões como “Outros aqui ganham mais que eu”, “Acho que vocês estão sendo injustos”. Em vez disso, tente usar: “Eu vejo que meu salário está abaixo do mercado”, “Eu tenho contribuído de forma direta e efetiva para o cumprimento das metas”.
O momento certo da abordagem
Identifique um momento bom da empresa, como por exemplo, a conclusão de um projeto, o fechamento de uma grande parceria ou ainda qualquer comemoração da empresa por metas superadas.
Ao perceber que o tempo está propício a uma conversa, prepare-se bem para o momento e vá com muita coragem. Ainda que você receba um não, a conversa será um momento de maior conhecimento entre você e a empresa.