Nubank é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil, sediada em São Paulo e fundada em 6 de maio de 2013 por David Vélez.
Em 2014, a empresa lançou o seu primeiro produto, um cartão de crédito internacional com a bandeira Mastercard, sem anuidade e completamente gerenciado por meio de um aplicativo. Em 2017, o Nubank também lançou seu programa de benefícios, o Nubank Rewards, e a NuConta, conta digital que já é usada por mais de 2,5 milhões de brasileiros.Em 2019 passou a oferecer empréstimos para alguns clientes.
A primeira compra realizada com um cartão Nubank ocorreu em 1º de abril de 2014. Em 2018, o Nubank atingiu o status de startup unicórnio ao atingir avaliação de preço de mercado no valor de 1 bilhão de dólares, sendo a terceira empresa brasileira com esta marca até então.
Tem como investidores Sequoia Capital, Kaszek Ventures, Tiger Global Management, Founders Fund, Goldman Sachs, QED Investors, DST Global, Redpoint Ventures, Ribbit Capital, Dragoneer Investment Group, Thrive Capital e Tencent.
Em 2018, após o lançamento do novo design do seu cartão, a empresa entrou para o Guinness Book ao fazer o maior unboxing do mundo.
Em maio de 2019, a empresa anunciou sua chegada ao México através de uma nova filial chamada Nu. Esta será a primeira vez que o Nubank oferecerá serviços fora do Brasil.
Em junho de 2019, a empresa anunciou a sua chegada em Buenos Aires através de uma nova filial que se chama soynu.
A história do Nubank inicia-se com David Vélez, um colombiano radicado nos Estados Unidos. Em outubro de 2012, ele vem para a cidade de São Paulo tentar abrir um escritório do fundo Sequoia, mas nada dá certo até então. Frustado com sua experiência nos bancos no país, decide então, junto com Cristina Junqueira e Edward Wible e Vagner S.Teves Jr. fundar uma startup que oferece serviços bancários sem qualquer tarifa em maio de 2013.
O escritório era uma casinha localizada no bairro Brooklin em São Paulo. Depois de um ano, precisaram de um lugar maior para abrigar seus 300 funcionários e mudaram para a Avenida Brigadeiro Luis Antônio e depois mudaram ainda para o bairro Pinheiros. A empresa então passou a destacar-se do sistema de bancos pois além de não cobrar tarifas e oferecer um atendimento desburocratizado para seus clientes. Em 2014 começou a receber aporte fundos de investimento internacional.
Em novembro de 2016 possibilitou aos usuários o pagamento antecipado de compras parceladas, gerando um desconto pra quem utiliza essa modalidade. A função, disponibilizada inicialmente aos usuários do sistema Android, é a primeira a existir entre os cartões de crédito brasileiros.
Em uma publicação institucional mostrou os números de 2016 da empresa: foram mais de 8 000 000 de pedidos de cartão; pouparam devido ao utilização de somente plataformas digitais 130 000 t de papel ou seja 1 389 051 árvores; escreveram na melhoria de seus sistemas 1 500 000 de linhas de código e foi economizado em tarifas de anuidade R$ 637 409 348. Atualmente passou a ser concorrente direto entre as emissoras de cartões de crédito, ocupando uma posição importantes entre os grandes bancos brasileiros.
Em fevereiro de 2018 torna-se uma empresa unicórnio.
Em outubro de 2018, foi avaliada em 4 bilhões de dólares, após a Tencent adquirir 5% da participação na empresa.
Em 11 de dezembro de 2018, a fintech Nubank inicia de maneira progressiva com a funcionalidade débito em seus cartões. Cada saque realizado em caixas eletrônicos na rede Banco24Horas tem uma taxa de R$ 6,50.
Já em 8 em abril de 2019, foi lançada a comunidade online NuCommunity. A plataforma funciona como fórum de discussão, é aberta para clientes e não clientes e possibilita a troca de informações sobre o Nubank e vida financeira. Os membros mais engajados podem ter acesso a conteúdo e experiências exclusivas.
O primeiro produto da startup foi um cartão de crédito controlado totalmente por um aplicativo disponível para sistemas Google Android e Apple iOS, livre de tarifas e anuidade. Por meio do aplicativo, é possível fazer o bloqueio do cartão, pedir aumento do limite, contratar empréstimo pessoal, tirar dúvidas com o SAC da empresa (por chat, correio eletrônico ou telefone) e controlar cada transação efetuada em tempo real. As faturas vêm por correio eletrônico ou podem ser pagas através de um código de barras gerado pelo próprio aplicativo para pagamento em caixa eletrônico ou internet banking.
Através do aplicativo é possível também criar um cartão virtual para compras efetuadas pela Internet.
Nuconta Investimentos rende quanto em dinheiro?
A obtenção do cartão pode ser feita por meio de inscrição no site ou no aplicativo do Nubank e todos os pedidos passam por uma análise de crédito interna realizada pela própria empresa. No início emitiu cartões categoria MasterCard Platinum e posteriormente trabalha apenas com o tipo Gold para novos clientes. O segmento Platinum possui benefícios relacionados a seguros de viagem e aluguel de carros, enquanto o Gold possui diversos benefícios, como seguros de compra protegida por diferença de valor e outros serviços disponíveis pela bandeira do cartão. Em 2018, ao atingir a marca de 5 milhões de clientes, repaginou o design do seu cartão físico: alocou a numeração para parte traseira e incluiu a tecnologia contactless.
Nubank ainda vale apena esse cartão de crédito?
No dia 11 de dezembro de 2018, foi inserida a função débito, que será liberada gradativamente para todos os clientes que tem o cartão com o design novo.
A partir de dezembro de 2018 começou a ser distribuída a função de débito, no mesmo cartão roxo com o Contactless, sendo possível agora realizar o pagamento tanto no débito quanto no crédito inserindo ou utilizando a opção do Contactless (pagamento através de aproximação).
Como a função não foi apresentada para todos, ainda é necessário realizar o cadastro no site Nubank Débito e posteriormente concluir a ativação em seu aplicativo, caso seja concedida esta função.
Fonte: Wikipédia