Pedir um empréstimo mesmo com a alta dos juros, Vale a pena?
Algumas urgências ou emergências vão demandar também acesso mais rápido ao crédito, para resolver a situação.
Mas será que realmente vale a pena solicitar um novo empréstimo, mesmo com a alta dos juros?
Como ficam os empréstimos com a alta dos juros?
Com a previsão de alta da Selic, isso é o mesmo que dizer que o custo do dinheiro também ficará mais caro. Em outras palavras, tanto os financiamentos quanto os empréstimos devem subir ainda mais.
A taxa referencial básica regula, entre outros índices, o que as instituições financeiras cobram ao oferecer dinheiro ao mercado. Quanto maior o risco de uma modalidade, maior a taxa de juros associada.
Quem já tem uma dívida em andamento, eventualmente poderá ver o saldo devedor ser atualizado. Isso acontece porque, em muitos casos, as taxas de juros não são pré-fixadas como é o empréstimo consignado.
Mais um ponto relevante e que nem sempre é levado em consideração os juros do chamado crédito rotativo. Ao efetuar o pagamento parcial de uma dívida do cartão de crédito, por exemplo, o saldo aberto também é reajustado. Ou seja, você pagará a mais.
O que fazer para evitar se endividar mais?
1 – Planeje seu empréstimo
Como normalmente são dívidas de longo prazo, é preciso ter uma organização financeira mínima. Mesmo que as parcelas sejam pagas mensalmente e diluídas pelo tempo de duração do contrato, é preciso lembrar que esse valor será desembolsado.
Não faça uma dívida para pagar em muitos meses, sem necessidade. Faça as contas para entender o valor de parcela que caberá em seu bolso.
Lembrando que dívidas com prazos maiores tornam as parcelas menores. As taxas de juros também vão corresponder com o prazo escolhido.
2 – Troque a dívida maior, por uma menor
Outra recomendação é trocar uma dívida mais cara por uma mais barata. Usar parte do valor ou o valor total solicitado para pagar uma dívida antiga ou que tenha juros maiores, pode ser uma boa solução.
3 – Mantenha os pagamentos em dia
Se você tem muitos empréstimos e contas ao mesmo tempo, vale anotar os vencimentos.
Isso se faz necessário para não pagar taxas, tarifas ou encargos adicionais como multas ou juros por mora.
Ao precisar de um valor extra, siga essas dicas. Dessa forma, você conseguirá concluir seu objetivo, mas sem abrir mão da saúde financeira.
A alta dos juros não deve ser passageira já que, de uma forma ou de outra, ajuda a estimular a economia. Portanto, mais uma vez, saber lidar com o que você ganha e gasta e passar a ter mais controle sobre sua vida financeira é fundamental.