Skip to content Skip to footer

Reforma da previdência: Será que você vai morrer trabalhando, entenda

Reforma da previdência: Será que você vai morrer trabalhando, entenda

A previdência está falida há anos. 

Porém a poeira era varrida para debaixo do tapete não só no Brasil como também nos países ricos. Tropeçar era inevitável. E aconteceu.

Nos dias de hoje, você vai morrer trabalhando se não tomar algumas atitudes. 

A boa notícia é que ainda dá tempo de mudar isso. Confira a seguir.

1) Sempre existiu esse problema

Com o aumento da expectativa de vida e menos filhos por família, nossa população vem migrando para um gráfico de pirâmide invertida. 

Consequentemente, teremos cada vez menos trabalhadores contribuintes e mais idosos aposentados. Esse processo tornou o atual modelo insustentável e a reforma da previdência, inevitável.

2) O INSS não vai salvar você

 Você nunca vai recuperar tudo o que contribuiu. Isso porque as contribuições atuais são usadas para pagar os atuais aposentados e, no futuro, portanto espera-se ter novos contribuintes para pagar a sua aposentadoria.

Não pense que seu único risco é receber uma aposentadoria menor do que o esperado. Você corre o risco de não receber absolutamente nada. 

A reforma da previdência é uma tentativa de fazer esse modelo sobreviver por mais tempo. Só que se ele quebrar de vez você será um idoso em apuros.

3) Sua velhice é sua responsabilidade

Se você está pensando em depender do INSS para viver a terceira idade, independente da reforma da previdência, você está criando um sério problema.

Nosso ciclo financeiro se altera conforme nossa fase da vida. Na terceira idade, a renda costuma ser menor e os gastos aumentam. 

Afinal, o idoso passa a ter mais despesas: como plano de saúde e medicamentos que antes eram menores ou não existiam antes de se aposentar.

Se antes da reforma previdenciária já era importante planejar uma aposentadoria complementar, agora ela se tornou emergencial. Sendo assim quanto mais você empurrar esse planejamento para amanhã, maiores serão suas chances de morrer trabalhando.

Reforma da previdência: Será que você vai morrer trabalhando, entenda
Reforma da previdência: Será que você vai morrer trabalhando, entenda

4) Acumule dinheiro para a aposentadoria

Se você  investir uma quantia mesmo que pequena, vai chegar à velhice com mais tranquilidade. Então, mesmo que o INSS pague menos que o esperado (se ele ainda existir), você terá um pé de meia. 

Enfim assim, poderá complementar as despesas e não precisará morrer trabalhando.

Leave a comment

0.0/5