Organizar para se aposentar mais cedo, a aposentadoria é um tópico que concebe ansiedade e medo em muitas pessoas que desejam se aposentar um dia.
As dúvidas quanto ao futuro da Previdência Social , que evoluíram muito nos últimos tempos , só aumentam o pavor da população de não ter uma aposentadoria tranquila no futuro.
Deixar a aposentadoria somente nas mãos do governo é uma prática cada vez mais arriscada. E quais seriam as demais alternativas para ter uma aposentadoria mais tranquila?
Opções disponíveis para ajudar você a garantir um futuro muito mais promissor no âmbito das finanças.
Previdência Privada
A Previdência Privada costuma ser uma das principais alternativas dos trabalhadores brasileiros à Previdência Social, com a finalidade de garantir uma aposentadoria melhor.
Porém, o que muita gente não sabe é que os planos de Previdência Privada, geralmente, não são as melhores opções disponíveis ao trabalhador.
Isso ocorre porque a Previdência Privada possui altas taxas e uma baixa rentabilidade.
O importante é sempre somar à Previdência Privada outros produtos de investimento, que podem lhe trazer aquela serena e rentável aposentadoria com a qual você sempre sonhou.
Investimentos
Engana-se quem acredita que é preciso entender muito sobre investimentos para realizar aportes frequentes e aproveitar os juros compostos para fazer seu dinheiro se multiplicar ao longo do tempo.
Atualmente existem diversas opções de investimentos que estão disponíveis a qualquer um que deseje investir. Veja algumas delas.
Organizar para se aposentar mais cedo
1.Caderneta de Poupança
Este produto de investimento, porém, não é aconselhável para quem deseja obter bons rendimentos e construir uma reserva financeira para garantir a aposentadoria.
Apesar de ser um investimento bastante conhecido entre os brasileiros, a poupança costuma ter rentabilidade baixa, dificultando a acumulação financeira.
Existem uma série de investimentos disponíveis no mercado tão seguros quanto a caderneta de poupança, e que oferecem um rendimento muito melhor .
2- Tesouro Direto
Esta modalidade de investimento, que permite a negociação de títulos públicos, permite ao investidor realizar aplicações programadas todos os meses.
Assim como a Previdência Privada, oferecendo tranquilidade e a oportunidade de um planejamento de aportes frequentes para a aposentadoria, além de uma rentabilidade superior à da poupança.
Além disso, o Tesouro Direto possui opções de títulos indexados a índices como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação.
Não possui um capital muito alto para aportes? Não tem problema! O Tesouro Direto permite investimentos iniciais a partir de R$ 30,00 .
O que pode ser muito útil para quem deseja começar a pensar na aposentadoria desde cedo, mas não possui capital alto para investimento.
Lembre-se que quanto mais cedo você começar a investir, melhores são as chances de ter uma situação financeira estável ao se aposentar.
3. Planejando a aposentadoria
Para começar a planejar a aposentadoria é preciso, em primeiro lugar, refletir sobre seus objetivos.
Afinal de contas, com qual idade você pretende se aposentar? Qual valor mensal lhe garantirá uma aposentadoria tranquila?
Definidas estas questões é necessário realizar alguns cálculos para identificar quanto você deve investir por mês para conseguir atingir seus objetivos de idade e rendimento mensal para se aposentar.
Se você não puder contribuir com grandes somas de dinheiro mensais, comece investindo um pouco por mês. Quanto mais cedo você iniciar estes aportes, mais os JUROS COMPOSTOS trabalharão a seu favor ao longo do tempo e, consequentemente, melhores serão seus rendimentos no futuro.
É fundamental manter a disciplina para atingir seus objetivos. Crie o hábito de realizar aplicações regulares que, no longo prazo, se transformarão em uma soma de dinheiro suficiente para lhe garantir uma aposentadoria mais equilibrada e financeiramente confortável!