Saiba alguns segredos que o gerente do banco esconde de você, veja aqui
Sabemos que os bancos tradicionais não têm muita fama de serem práticos, verdadeiros ou eficientes.
Falar em abrir conta em banco, sabemos que não é uma tarefa fácil, exige tempo, paciência e, muitas vezes, taxas absurdas.
O que muita gente não sabe, é que dá pra economizar evitando alguns serviços bancários.
1. Existe a opção de conta bancária sem tarifa
O oferecimento de uma conta online sem tarifa é uma realidade desde 2010, depois da publicação da Resolução 3.919 pelo Banco Central. Mas tal opção é quase que secreta e, infelizmente, não é popular.
Afinal, não é interesse para o banco oferecer um serviço sem custo para o cliente.
Saiba que os principais bancos são obrigados a oferecer a gratuidade de tarifas para contas online – ou seja, para fazer transações apenas por meio eletrônico.
2. As recomendações são boas para banco, mas nem sempre para você
Aquela previdência privada sugerida, um CDB que você não sabe o rendimento e prazo que nem sempre são selecionadas de acordo com o seu perfil – e sim de acordo com a meta da área comercial.
Por isso, antes de autorizar uma aplicação no banco, entenda bem o que está sendo oferecido.
Lembrando que o gerente do banco não é um consultor de finanças pessoais e investimentos. Ele faz parte da equipe comercial e por isso tem metas para venda de produtos e oferecimento de serviços.
3. Título de Capitalização não é investimento
Vendido como uma forma de guardar dinheiro para aqueles que não têm controle das finanças, os títulos de capitalização têm rendimento tão ruim que conseguem perder para a poupança!
Uma das estratégias para vender esses títulos são os tais prêmios sorteados ao longo do tempo de carência (só contando com a sorte mesmo!).
Esse é um dos produtos em que o banco ganha mais dinheiro e você só consegue resgatar no vencimento – e com certeza não vai ser nem perto do que imaginou.
Se você quer guardar dinheiro e garantir uma boa rentabilidade com segurança, conheça o Tesouro Direto. Trata-se de um investimento de renda fixa (assim como a poupança), mas que rende mais e a aplicação inicial mínima é de apenas R$30,00.