Seu dinheiro está parado: veja como usar de forma brilhante, Quando seu dinheiro está parado pode ser sinônimo de dinheiro perdido, você sabia?
Portanto, o dinheiro pode se desvalorizar, ou seja, o que você tem hoje, provavelmente irá valer bem menos daqui um tempo – o que também envolve o seu poder de compra.
Quase sempre o que ocorre é que os aumentos ou ganhos não cobrem as perdas.
Saiba 4 formas de usar o seu dinheiro parado
Se você tem uma conta bancária com saldo positivo e, movimenta pouco ou não tem poupança ou alguma aplicação, significa que seu dinheiro está sem execução.
Um dos pré-requisitos da reserva de emergência é o fluxo. Isso garante que você possa sacar ou resgatar o valor reservado a qualquer momento.
1 – Sacar o saldo do FGTS
A conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que é vinculada ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada pessoa com esse tipo de regime contratual, recebe mensalmente depósitos dos empregadores.
Portanto, conforme os anos passam, esse saldo é incrementado e atualizado. As regras definidas pela Lei nº5.107/1966, citam os casos em que é possível a utilização e o saque do montante.
Contudo, outra opção estratégica para quem precisa de dinheiro, a um custo menor, é a antecipação do saque aniversário.
Ao aderir ao Saque-Aniversário do FGTS, os trabalhadores podem receber anualmente uma parcela do saldo a que tem direito. Com a antecipação, é possível receber imediatamente o valor referente a até 5 anos.
2 – Trocar as dívidas
Prontamente, quem faz uso do cartão de crédito ou do cheque especial acaba pagando mais em termos de taxas de juros. Isso ocorre porque essas linhas de crédito pessoal, apesar de acessíveis, apresentam um Custo Efetivo Total (CET) maior – o que encarece a dívida original.
Ao fazer uma nova dívida e não conseguir quitá-la o saldo devedor vai aumentando devido aos encargos.
Logo, quem tem qualquer valor disponível deveria priorizar o pagamento à vista
3 – Fazer investimentos
Um erro clássico, por exemplo, é fazer investimentos em renda variável ou fixa sem conhecimento ou acreditando que irá ficar rico de um dia para o outro. Feliz engano.
Se for para ter algum retorno, vale a pena estudar e comparar todas as possibilidades.
4 – Adquirir patrimônio
A compra de bens como carros ou imóveis também é outra alternativa de investimento. Caso você não tenha o montante suficiente no momento, pode investir para ter ganhos ou ainda fazer um consórcio, por exemplo.
Em resumo, você usa hoje o dinheiro que estava parado para um objetivo futuro específico. Conquistas de médio e longo prazos que envolvem grande investimento e planejamento.
Porque dinheiro parado perde valor?
Portanto, se os preços sobem, a renda não aumenta e você ainda tem dinheiro parado sofrerá com a desvalorização.
Ter ciência disso, assim como pensar estrategicamente na melhor forma de utilizar esse recurso pode ajudar a passar por momentos mais críticos ou ainda a criar novas oportunidades para o futuro.