Sicoob financeira cartão de crédito

O Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) é o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil com mais de 4,3 milhões de cooperados, 2,8 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo país.

É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros.

Foto: Sicoob divulgação
Foto: Sicoob divulgação

É a 5ª maior rede de atendimento bancário do Brasil, depois do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, e Itaú. Em 2018 as sobras líquidas (lucro) foram de R$ 3,12 bilhões.

Cartão de Crédito para negativados
Top 9 máquina de cartão de crédito e débito para seu negócio
Acreditte empréstimos é bom?

Como organizações não cooperativas, compõem ainda o Sicoob: o Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob), a Bancoob DTVM (subsidiária integral do Bancoob, gestora de recursos de terceiros), a Sicoob Previ (entidade fundacional, patrocinada pelo Bancoob, provedora de soluções de previdência privada), a Ponta Administradora de Consórcios (subsidiária integral do Bancoob, responsável pelos produtos de consórcios), Cabal Brasil (joint venture entre Bancoob, Controlador, e Grupo Cooperativo Argentino, com os papéis de processadora de cartões, bandeira e adquirente, nesse caso especialmente em relação ao cartão BNDES) e Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 450 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.

Fonte: Wikipedia