Talão de cheque, entenda sobre o método de pagamento quase eliminado no mercado.
Neste post você vai conhecer um pouco da história do talão de cheque , método de pagamento quase eliminado no mercado.
Primeiramente vamos saber um pouco mais sobre esse antigo método de pagamento, que tem sido cada vez menos usado.
Portanto o cheque é uma ordem de pagamento à vista, mas que também pode financiar compras através de acordo verbal pré-estabelecido entre o comerciante e o cliente.
Mesmo sendo cada vez menos comum nos estabelecimentos comerciais, o cheque ainda ocupa um lugar de relevância na economia.
Saiba mais sobre a origem do cheque.
Contudo alguns especialistas dizem que os romanos inventaram o cheque por volta de 352 a.C, outros afirmam ter sido criado na Holanda, no século XVI.
Então na ausência de casas de câmbio, os mercadores costumavam depositar seus lucros junto a esses profissionais, que lhe entregavam recibos.
Sendo assim foi então que os tais recibos de depósito começaram a circular como meio de pagamento. Era o início do cheque bancário.
No Brasil quando chegou o cheque?
O cheque chegou no Brasil em 1845, quando se fundou o Banco Comercial da Bahia, mas, mesmo assim, sob a denominação de cautela. Só em 1893, pela Lei 149-B, surgiu a primeira citação referente ao cheque.
Cheque ou Cartão
Em 1999, os cartões representavam só 16% das vendas, e os cheques movimentavam 63,5% do mercado. Neste ano, uma quantidade gigantesca de 4,116 bilhões de folhas de cheque foi compensada no País.
Aos poucos, os cartões tomaram o lugar do cheque, por trazer mais segurança e praticidade a todos.
É o fim daquele ‘’bom para o dia x’’, ‘’segura aí’’, hoje os cartões exigem mais responsabilidade de seus usuários.
Gostou do post, curta comente e compartilhe.