O que é Pix e Chave Pix e sua obrigatoriedade
Primeiramente o Pix é a marca e a infraestrutura de pagamentos criada pelo Banco Central para os pagamentos instantâneos.
Portanto o novo meio de pagamentos está pautado nas seguintes características:
Contudo a disponibilidade, velocidade, segurança, ambiente aberto, multiplicidade de casos de uso e fluxo de dados com informações agregadas.
Transferências em tempo real: os recursos estarão disponíveis para os recebedores em poucos segundos.
Segurança: as transações serão processadas na rede do Sistema Financeiro Nacional e utilizarão meios inovadores e seguros de autenticação digital
Conveniência: iniciação, conciliação e confirmação dos pagamentos centrados nas necessidades dos usuários
Como o PIX pode ser utilizado para transferências?
- Entre pessoas (transações P2P, person to person).
- Estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (transações P2B, person to business).
- Entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business).
- Para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government).
- Para pagamentos de salários e benefícios sociais (transações G2P, government to person) e de convênios e serviços (transações G2B, government to business).
Saiba qual a obrigatoriedade de adesão ao PIX?
Contudo todas as instituições financeiras e instituições de pagamento com mais de 500 mil contas de clientes ativas considerando as contas de depósito à vista.
Contudo as demais instituições financeiras e de pagamento, mesmo aquelas que ainda não atingiram os limites para requerer autorização de funcionamento.
Como instituição de pagamento, poderão, de forma facultativa, participar do PIX desde o seu lançamento.
Saiba quem são os participantes do sistema PIX?
- Pagador inicia uma transação de pagamento.
- Provedor de serviços de iniciação de pagamento é a instituição que iniciará a transação de pagamentos a pedido de um cliente titular de uma conta transacional em instituição financeira ou instituição autorizada pelo BC, não participando da sua liquidação financeira.
- Participante direto é aquele que fará a liquidação das transações diretamente no SPI.
- Participante indireto oferece uma conta transacional ao usuário final, mas suas transações serão liquidadas por intermédio de um participante direto.
- Banco Central é responsável por desenvolver e gerenciar uma base e a infraestrutura de liquidação de transações única e centralizada de endereçamento, que funcionará 24×7.
Portanto o recebedor é o beneficiário do pagamento.
Saiba o que é chave PIX?
Portanto a chave PIX é um “apelido” utilizado para identificar a conta de sua empresa e de seus clientes. Com ela, será possível fazer e receber transferências utilizando apenas a chave cadastrada.
Sendo assim não mais necessário indicar os dados bancários (banco, agência e conta) a cada transação. Os quatro tipos de chaves são: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular; ou chave aleatória.
Caso não possua uma chave PIX, você pode fazer ou receber transferências utilizando os dados bancários (banco, agência e conta).